segunda-feira, 6 de abril de 2015

#DICA DO DIA: COMO FAZER AS CLIENTES PAGAREM NA MAQUININHA DE CARTÃO?#


Meninas, 


Estes dias pedi e recebi algumas sugestões em nossa pagina do facebook, e recebemos uma pergunta muito interessante e vamos tentar esclarecer agora para vocês!


Como fazer com que as clientes paguem na maquininha de cartão?





Realmente é um assunto polêmico, mas que exige determinação para fazer!


Quando pensamos em sacoleiras, logo pensamos em comprar para pagar depois, aqui em S.P chamamos isso de “comprar fiado”...rs, anotar no caderninho, anotar na caderneta...rs. Porém isso tem suas desvantagens, e são elas:

  • O dinheiro demora em voltar por causa do parcelamento, ou seja, demora a gerar lucro.
  • Podemos levar calotes, as clientes sumirem e não pagarem.



Bom mais como resolver isso então? 


O ideal é vender somente no cartão de crédito ou à vista, sei que é muito difícil, mas vou contar para vocês como fiz esta migração de caderno para cartão.

Hoje em dia meninas, até na feira de domingo ou sábado passa cartão de crédito...rs, ou melhor, até os flanelinhas na rua passam cartão para olhar o carro pra gente...rs.


Todo mundo tem cartão de crédito hoje em dia. Analisem comigo, esta sua cliente que diz não ter cartão de crédito compra só de você? Como ela consegue comprar nas lojas da cidade? Como ela consegue ir ao mercado, salão de beleza e etc? Tudo ela deixa para pagar depois? NÃO!!!


Sim, esta é a verdade, ela só não passa o cartão com você por que sabe que você vai vender fiado pra ela! Mas isso tem que acabar, afinal você precisa do dinheiro para comprar novas mercadorias e continuar a vender!


Ou você muda o seu sistema visando fazer crescer o seu negócio, ou você vai ficar na mão das clientes.


Vou contar o que aconteceu comigo, em 2013 eu levei um calote de aproximadamente R$ 1.500,00, algumas clientes sumiram do mapa e não me pagaram, que ódio, mais tudo bem...rs. Depois disso eu aprendi que não podemos confiar nas pessoas, em ninguém, absolutamente ninguém! Ai vocês podem me questionar, Ah, mais comigo não é assim, todas me pagam certinho. OK, se com você não acontece isso, tudo bem, continue fazendo o seu trabalho...rs.


No meio do ano passado eu consegui com o banco um sistema de geração de boletos bancários (para isso é necessário uma conta jurídica, e você consegue abrir esta conta com o MEI). Isso já aliviou minha vida, pois o dinheiro cai direto na conta bancaria e eu não preciso ficar cobrando ninguém. Cada cliente tem seu boleto e o dia certo para pagar. Enfim, agora que voltei a vender neste ano de 2015, vendo somente no cartão de crédito e no boleto para as clientes mais antigas.


Como faço com os recebimentos?


  • Vendo somente no cartão de crédito, uso o sistema do pag seguro.
  • Dou descontos para quem paga a vista, dou 10%, isso gera um incentivo para quem pode pagar a vista.
  • Faço boleto bancário, que é praticamente uma venda fiado, mas se a cliente não pagar na data certa o nome dela vai para cartório! Com o boleto eu vendo assim: os pagamentos devem ser feitos a cada 15 dias, então no próprio sistema eu escolho as datas de pagamentos.


Parece uma loucura né? Parece sim, mas se agente não fizer assim, o dinheiro não gira, e não gera um caixa para nós, como é que vamos fazer compras no mês seguinte? Não tem como é impossível, o nosso prazo de investimento deve ser mais ou menos de 3 a 4 meses, depois disso o nosso próprio giro de caixa, ou seja, o dinheiro que agente recebe deve suprir esta necessidade.


Ah mais deste jeito vou perder vendas, vai sim! Eu perdi muitas vendas por que as clientes não queriam passar o cartão, mas antes perder a venda do que perder meu dinheiro. Infelizmente não posso fazer nada, na cidade tem milhões de outras pessoas que podem comprar os nossos produtos, então não fiquem dependentes destas clientes, por que uma coisa eu garanto, ela passa o cartão dela em outro lugar!


Além destas mudanças eu fiz um aviso onde eu informo as formas de pagamento e também sobre o prazo de trocas, e coloco junto dentro da mala.


Mas caso vocês não queiram perder vendas e preferem arriscar o dinheiro de vocês, vocês podem também oferecer o parcelamento sem juros, podem oferecer um brinde para quem comprar no cartão como uma forma de incentivo.



Bom, tomara que eu tenha ajudado vocês neste quesito.




Bjs,
Taise Ferreira
Para duvidas, sugestões e consultoria nos mande um email: vidadesacoleira@gmail.com
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

  1. Ola meninas eu trabalho com roupas, perfumes e tambem tenho uma micro empresa (MEI) e neste ano fiz assim, passei a fazer boletos e está dando certo até agora mas mesmo assim peço uma entrada e o restante no boleto e dependendo da compra delas parcelo tambem mas só no boleto, eu nao estou conseguindo é vender no cartão de crédito mas no boleto está indo bem, de vez em quando algumas perguntam" como assim no boleto bancário" mas explico a elas e fecho a venda e depois levo o boleto. Uma dica que pra mim foi importante foi comprar roupas no cartão de credito principalmente onde parcelam mesmo eu comprando pouco, porque assim posso fazer melhores condições pra minhas clientes, e outra coisa importante meninas comprando roupas com tags deixa as roupas mais chic percebo isso no interesse das clientes, outra dica fiz um grupo no whatsap onde posto minhas roupas e a maioria das clientes sao do grupo que sem me conhecer pedem pra levar as mercadorias . Bom, chega de escrever sou como muitas de vcs sou casada e tenho dois filhos um com 10 e outro com 2 anos e vou dormir pra ter energia pra cuidar de casa filho e trabalho. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá Taise adorei a dica, e te acompanho sempre, gostaria de saber sobre esse sistema do pag Seguro Vc gosta, tenho dúvida pq não sai o comprovante na hora e se alguma cliente ja reclamou. Bjs obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele tudo bem? Nunca tive nenhum problema flor, o comprovante você tem a opção de enviar no email da cliente! Alguns bancos oferecem a opção de torpedo para a cliente quando ela passa o cartão dela, então ela recebe um comprovante na hora tambem!

      Excluir
  4. Bom dia. Adorei o sei blog. Parabéns.
    Quero iniciar no ramo e pergunto se é realmente promissor, eu já tenho uma.profissão, nível superior etc, mas preciso de grana extra.
    Gostaria de saber como se faz CNPJ na área de vestuário, pelo mei da p fazer? E onde compro máquina de cartão de crédito.
    Obrigada.
    Bjosss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jaqueline,

      Não há nada mais promissor do que você trabalhar para os seus próprios sonhos!! Pelo MEI você consegue fazer sim, é só escolher a melhor opção que se enquadre nas suas vendas. E qanto a máquina de cartão você pode adquirir no banco ou nas redes on line.


      Abraços
      Taise.

      Excluir