terça-feira, 20 de maio de 2014

#DICA DO DIA: FALANDO SOBRE O MEI (Micro Empreendedor Individual)#

Olá Meninas bom dia tudo bem??

Hoje vou falar um pouco sobre o MEI, já falei dele em nossa página, mas vou escrever aqui também!

Bom, para quem não sabe ou tem dúvidas, o MEI é conhecido como Micro Empreendedor Individual, é uma ação do Governo que mudou a categoria de pessoas autônomas para serem MEI. Ou seja, antigamente as pessoas autônomas não tinham direito a nada, não podiam pagar sua aposentadoria, não podiam emitir notas fiscais, não podiam ter funcionários...etc. 


Com o MEI, já podem, ou seja, se cadastrando no MEI vocês ficam legalmente reconhecidos pelo governo, e também tem todos os direitos relativos ao INSS, ou seja, terão direito a uma aposentadoria, terão direito a licença maternidade no caso das mulheres, terão direito a afastamento por doença caso necessário...etc, e antigamente não tinha isso. Muitas das pessoas que trabalhavam como autônomos perdiam muitos trabalhos por não emitirem nota fiscal, e com o MEI agora é possível.


Bom, ter MEI significa que tenho uma empresa e sou empresário?? NÃO!! Vocês não são empresários muito menos tem uma empresa. POR QUE?? É como expliquei, o MEI tirou as pessoas sem categoria trabalhista e deu uma categoria e direitos a ela, entenderam??


O simples fato de você poder ter funcionários, ou emitir nota fiscal não significa que vocês tem uma empresa.


Para entrar na classificação de empresários ou empresa é necessário um valor X de faturamento. Ou seja, com o MEI vocês podem  faturar (ganhar) até R$ 70 Mil por ano se não me engano, preciso ver no site o valor certinho. Então se vocês somarem tudo o que ganharam durante um ano inteiro, e passar deste valor, vocês não se enquadram mais no MEI, vocês já são Micro Empresários, ai sim, já tem uma classificação mais significativa como empresa, mas ainda não são empresa, e assim por diante, quanto maior for o o valor do faturamento, mais próximo de ser empresários vocês serão.


O simples fato de ter um CNPJ pelo MEI não significa que vocês são empresários tá...rs. Mas claro que é um dos primeiros passos para vocês terem a própria empresa e se tornarem grandes empresárias futuramente.


O site do MEI é bem fácil de entender, é tudo explicadinho nos mínimos detalhes, se tiverem dúvidas entrem no site e leiam tudinho! Se ainda ficarem com duvidas, lá tem um numero que vocês podem ligar para pedir informações. O atendimento é ótimo, já usei, e me explicaram tudo certinho.




O site OFICIAL é este, tanto para informações como para cadastro, cuidado pois tem um monte de sites falsos e cobrando taxas indevidas na internet: 





Uma informação MUITO importante para vocês, quem já tem registro em carteira profissional, ou seja, trabalha registrado, e fizer o cadastro no MEI, NÃO tem direito ao Seguro Desemprego do governo caso seja mandado embora ou despedido da empresa OK? POR QUE?? Por que com o MEI o governo já entende que você tem uma renda para sobreviver!! Fiquem atentas!

O MEI não cobra taxas de inscrição, não cobra nada, a não ser o valor que você tem que pagar de seu plano do INSS ou seja, é mais ou menos R$ 35,00 por mês, este valor é referente ao seu plano de INSS OK?



Entrem no site, e leiam todas as informações!









Bjs e até mais  :D

Att,
Taise Ferreira
Para dúvidas, sugestões e consultoria: vidadesacoleira@gmail.com













Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Olá Taise, adorei a dica. Dei uma fuçada no site do MEI,e fiquei com uma megaaaaa duvida. Em qual categoria nos enquadramos?

    ResponderExcluir
  2. Como sacoleira comprava e vendia sem nota fiscal,agora como MEI tudo que eu comprar e vender tem que ter nota?Essa é minha duvida.
    Pois nem todos estabelecimento da nota fiscal.

    ResponderExcluir