quarta-feira, 3 de abril de 2013

#DICA DO DIA: ATÉ QUANDO VOCÊ VAI DAR DESCULPAS??#


Meninas, lendo varios sites de negocio como costumo fazer toda semana, encontrei um artigo maravilhoso!


Leiam, este artigo foi retirado do site Pequenas Empresas e Grandes Negocios, ali na barrinha lateral tem um link que se atuliza todos os dias, é interessante que vocês leiam sempre que tiver novidades!


É comum, de vez em quando, arranjarmos desculpas para não fazer alguma coisa. Mas você já avaliou o quanto essas justificativas podem estar custando para o negócio? Outra questão importante: você está cercado de pessoas que arranjam desculpas para não atingir resultados? Como dizia Benjamin Franklin, “pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa”.

As desculpas não só atrapalham como são destrutivas – elas substituem resultados, o que compromete a integridade dos processos e a confiança do empreendedor na sua equipe. Digamos que um de seus funcionários sempre inventa uma desculpa para chegar atrasado, para não completar seus projetos etc. O quanto você confia nessa pessoa? Provavelmente, muito pouco.
Além de afetar os relacionamentos profissionais, as desculpas têm forte impacto negativo sobre os negócios, e também sobre a sua vida. Considere os seguintes exemplos:
* saúde e bem estar: são muitas as desculpas para estar acima do peso ou para não fazer exercícios físicos. “Sou muito ocupado”, “o tempo não está bom”, “estou muito cansada” etc. A maioria de nós, eu incluída, arrumamos esse tipo de desculpa de vez em quando. Mas, se você pensar bem, não existe justificativa para não cuidarmos do nosso próprio corpo.
* vida profissional: inventamos motivos para não procurar um novo emprego ou para não abrir um negócio próprio. O medo e as desculpas não o ajudarão a progredir e a criar novas oportunidades.
* compromissos: quem está sempre atrasado para seus compromissos passa uma mensagem bem simples – o que você estava fazendo era mais importante do que o compromisso para o qual se atrasou. As pessoas podem chegar à conclusão de que não dá para contar com você para compromissos sérios.
Se você costuma arranjar desculpas em uma determinada área, analise a situação e veja se isso não é uma indicação de que está se envolvendo em situações não compatíveis com os seus princípios ou objetivos. É importante que escolha as suas atividades com base no que você acredita, e não para evitar se sentir culpado, ou satisfazer expectativas alheias.
Desculpas limitam nossas possibilidades de sucesso, pois acabam se transformando em profecias: o vendedor que repete que ninguém compra o seu produto porque é caro acabará acreditando nisso, e não conseguirá vender. Isso vale também para desculpas como “Não consigo perder peso”, “Não consigo melhorar meu produto”, “Não tenho tempo”, etc. Quanto mais você repete, mais tudo isso se torna verdade.
Quem se recusa a arranjar desculpas se beneficia de muitas formas. Ganha mais autoconfiança, orgulho, respeito próprio, competência, e até mesmo o poder. E sabe o que é ainda melhor? A opção de criar desculpas ou não é toda sua! O que você escolhe: o sucesso ou a derrota?
Elisabete Miranda é administradora de empresas e dona da CQ fluency, empresa que facilita o entendimento cultural entre pessoas que não falam o mesmo idioma. Mora nos EUA há 18 anos. Twitter: @esmiranda






Bjs e até logo
Att,
Taise Ferreira
Para duvidas e sugestões: taiseferreira.dias@gmail.com

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