segunda-feira, 29 de abril de 2013

#DICA DO DIA: 5 DICAS PARA MELHORAR SUA COMUNICAÇÃO#

5 dicas para melhorar sua comunicação

Seja em uma reunião com investidores ou num papo com clientes, ser assertivo na hora de se comunicar é essencial para um empreendedor

Por Daniela Moreira

Comunicar-se com eficiência é uma habilidade fundamental para qualquer empreendedor. Seja na hora de negociar com um investidor ou um potencial cliente, saber a hora certa de falar – e de ouvir – e a maneira adequada de se portar pode fazer toda a diferença.

A psicóloga e especialista em comunicação Kátia Campelo dá algumas dicas para ajudá-lo a se comunicar melhor e fechar bons negócios para sua startup:

Adapte o seu discurso Se você quer "conquistar pela conversa", entre no universo do seu interlocutor. "Identifique qual é o perfil de comunicação do cliente ou investidor para que a sua forma de falar não entre em choque com a do outro", diz a especialista.
Saiba ouvir um "não" Não receba uma negativa como algo pessoal. Tente outras estratégias, procure novos meios de abordagem, se preciso e possível, marque até uma nova reunião. Com persistência, o "não" pode virar um "sim". "Muitas vezes o empreendedor se sente rejeitado e a negociação não acontece porque ele desiste", afirma Kátia.
Evite o discurso decorado e frio É importante que haja sentimento e naturalidade em sua fala. "A principal emoção que deve estar presente na venda ou apresentação de um produto é o entusiasmo. Se é para falar mecanicamente, melhor então mandar um robô em seu lugar", diz a psicóloga.

Dose seu entusiasmo Ok, é importante trazer emoção e empolgação para a conversa, mas tome cuidado com os exageros. Kátia alerta que o excesso de entusiasmo pode ser confundido com falsidade. Claro que você vai puxar brasa para a sua sardinha, mas usar adjetivos e superlativos em todas as suas frases pode pôr tudo a perder.

Olhos nos olhos, sempre Você confia em alguém que não olha nos seus olhos enquanto conversa? Provavelmente não. Então, não se esqueça deste ponto. Não desvie o olhar, mantenha-se focado na pessoa com quem você está conversando. A especialista garante que "os olhos nos olhos passam credibilidade".









Bjs e Até Mais
Att,
Taise Ferreira
Para duvidas e Sugestões: taiseferreira.dias@gmail.com

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2 comentários:

  1. Taise,quero agradecer pelo apoio que me foi concedido, vc me ajudou com sua dicas ,informações sem ao menos me conhecer...Esclareceu dúvidas ,fiquei encantada com sua atenção.Agora estou começando a vender pelo seu apoio...
    Desejo a vc sorte e sucesso.Poliana Félix
    hUM TENHO UM BLOG tb habrasileira.blogspot.com.br

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    1. Oi Poli, fico muito feliz pela sua iniciativa, muito sucesso para você...

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