domingo, 27 de janeiro de 2013

#HISTORIAS DE SUCESSO: A mulher que trabalhava de emprega e virou empresaria#


   Gente, esta historia aqui é de acabar com o piao...rs

Paaaaraaaa tudooooo, quero só ver qual será sua desculpa agora hein??


#Leia com muita atençào!!




Rosário venceu os desafios da vida difícil e montou salão que conquista as teresinenses





Nascida no interior do município piauiense de União, a proprietária do Salão Anne Beleza, em Teresina, Maria do Rosário Pereira (36), é filha de pais lavradores. Ao todo, ela tem mais onze irmãos. Mas, aos sete anos de idade, ela já se destacava a frente dos irmãos pela disponibilidade de ajudar seus pais na labuta diária na roça, quebrando coco para aumentar a renda da familiar e obter alimentos diariamente. Sua história é um excelente exemplo de superação pessoal e empresarial. Há dezoito anos ela abriu a Anne Beleza e em 1999 registrou a empresa.
”Sempre senti que aquele ambiente sofrido e causticante da roça não era o que eu queria para meus familiares. À medida que crescia, pedia minha mãe que deixasse eu morar Teresina para trabalhar em residências como doméstica, pois poderia, assim, conseguir meios de ajudar meus irmãos e quem sabe, tirar todos eles do interior. Eu tinha a certeza que eu iria crescer, ganhar dinheiro e mudar a realidade de nossas vida”, conta emocionada Rosário Pereira ao lembrar dos momentos difíceis pelos quais passou.
Ela conta que em um dos seus empregos a sua patroa tinha um salão de beleza em casa e, aos poucos ela foi sendo inserida na atividade como ajudante de limpeza, fazendo a cera caseira para depilação. “Percebi que aquele tipo de empreendimento tinha muito a ver com minhas aspirações e me dedicava em aprender tudo”, recorda.
Rosário, no entanto, lamenta que ao manifestar seu desejo em trabalhar como cabelereira sua patroa dizia que por ser negra e empregada não teria muita chance de crescer na profissão e que os seus possíveis certificados de cursos não serviriam em nada. A empreendedora enfatizou que nada do que a dona da casa dizia a impedia de sonhar a querer ter seu próprio negócio.
“Engravidei de minha filha mais velha num período de muitas dificuldades, voltei para o interior onde passei somente um mês e resolvi voltar para Teresina com mais afinco em vencer, com a promessa de colocar o nome de minha filha Anne num salão de beleza”, disse. Rosário fala que ela era também um motivo a mais para vencer nos negócios e na vida.
Ela lembra que um companheiro a ajudou a concretizar seu sonho, abrindo caminho para que alugasse um ponto numa avenida movimentada na cidade de Teresina. Ainda com pouco conhecimento mas com muita dedicação, determinação, vontade de vencer, Rosário adquiriu uma cadeira própria para salão e mais alguns utensílios mínimos para o trabalho com a beleza da mulher. A empreendedora prestava serviços básicos à clientela, como corte de cabelo, escovas, manicure e pedicure.
Aos poucos meu negócio prosperava com a ajuda de apenas uma funcionária. À medida que a clientela aumentava, eu ia empregando mais uma pessoa, até chegar ao ponto em que tive que me ausentar mais tempo do salão para me dedicar à minha vida pessoal e ajudar minha família que ainda se encontrava no interior.
”Comprei uma casa e trouxe toda a minha família do interior para morar em Teresina. Esta ausência custou-me uma queda nos negócios que quase fechei o ponto”, disse. Ela afirma que foram momentos ruins, pois teve que demitir funcionários e chegou a perder clientes por falta de recursos para aquisição de bons produtos para o salão.
Passado esse tempo ruim, Rosário diz que hoje todos os seus irmãos têm seus próprios negócios e possuem moradia. “No mesmo ponto alugado desde o inicio, por uma questão de apego e crédito do dono permaneço até hoje”, comemora.
Para evoluir no mercado e ficar antenada com as novas ideias na área da beleza, a empreendedora diz que participa de cursos em Teresina e em outras cidades do Brasil e até em outros países. “Participo de congressos e feiras para conhecer as novas tendências do mercado”, reforça. Em 2011, ela concorreu ao Prêmio Mulher de Negócios, que é promovido pelo SEBRAE, e ficou entre as dez melhores histórias empreendedoras do Piauí.
Rosário e sua equipe de colaboradoras
Rosário não revela seu faturamento mensal, mas diz que hoje se encontra numa situação financeira favorável em relação ao Salão Anne Beleza. Ela revela que tem quinze funcionárias distribuídas em dois estabelecimentos. “Há dois meses abri uma filial em um dos meus quatro imóveis, visando inserir seu companheiro nos negócios. Hoje ele é responsável em fazer o acompanhamento financeiro do novo salão enquanto eu me desdobro em dar assistência aos dois locais”, acrescenta.
A empresária comenta que certos serviços são exclusividade sua. Nos dois salões, ela fica envolvida no acompanhamento das atividades dos serviços, na gestão dos negócios, revisando as anotações necessárias para ter a visão da situação da empresa e fazer investimentos.”Faço até o monitoramento dos cuidados com resíduos químicos e do lixo gerado pela atividade, tais como fios de cabelos, frascos plásticos e vidros. Sempre tive a preocupação de embalá-los de forma correta para que a coleta de lixo seja feita de forma segura”, enaltece a empresária.
Para este ano, Rosário tem um projeto de financiamento já aprovado pelo Banco do Nordeste para ampliar o salão da Av. Campos Sales. Ela pretende organizar a parte de atendimento por setores, tais como: estética, química, cabelos, manicure/pedicure e depilação. Deixando a modéstia de lado, ela afirma que é referência entre as várias profissionais da cidade. “Minha equipe de trabalho faz a diferença e isso facilita sempre o nosso serviço de deixar nossas clientes lindas e com a auto-estima muito maior”, evidencia.
Aos interessados em montar um salão de beleza o investimento inicial, fora o aluguel ou compra do imóvel, pintura e decoração do espaço, deve ficar em torno de R$ 15 mil. O valor contempla a compra dos aparelhos básicos de um salão, como cadeira para corte, lavatório, bancada, cadeiras de espera e demais utensílios, como tesouras, escovas, secador e produtos de tratamento.
A Anne Beleza está localizada a Avenida Campos Sales, 1234. Os telefones de contato são (86) 8801 0070 / 9472 1312 / 3213 7270.


**Espero que tenha tocado bem la no fundo esta historia na vida de voces OK?? E lembrem - sem SEMPRE nada é tao dificil quanto parece, se voce nao for atras do seus sonhosm ninguem irá por voces!!



Bjks e até logo
Att,
Taise Ferreira
Para duvidas e sugestoes: taiseferreira.dias@gmail.com





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário